Seop faz operação para retirar ambulantes sem licença em duas vias da Zona Norte

Nesta segunda-feira, as calçadas da Avenida Ministro Edgard Romero e da Rua Dias da Cruz amanheceram com a presença de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública

Por João Boueri

Seop faz operação para retirar ambulantes sem licença em duas vias da Zona Norte
Ação da Seop para regulamentação do trabalho ambulante na Zona Norte
Divulgação

A Prefeitura do Rio afirma que não há previsão para o fim da ação de ordenamento em duas das principais vias de Madureira e do Méier, na Zona Norte.

Nesta segunda-feira (1º), primeiro dia da operação, as calçadas da Avenida Ministro Edgard Romero e da Rua Dias da Cruz amanheceram com a presença de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública.  

Cento e quarenta e cinco ambulantes vão receber equipamentos novos e padronizados pelo município. Agora, apenas os profissionais regulares serão permitidos permanecer nos locais.

Os 85 profissionais autorizados a trabalhar na Rua Dias da Cruz, entre as ruas Ana Barbosa e Magalhães Couto, no Méier, já começaram a receber os equipamentos. Ainda não há data para a entrega dos itens aos ambulantes de Madureira organizados da Avenida Ministro Edgard Romero até a Rua Conselheiro Galvão.  

A comerciante Fabiana Rosa de Melo, de 44 anos, admitiu que havia uma desordem no calçadão do Méier.

Segundo um estudo da Secretaria Municipal de Ordem Pública, havia um excesso de ambulantes comercializando e obstruindo calçadas nos dois bairros nas últimas semanas. Cento e cinquenta trabalham em Madureira e 127 no Méier.

O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, disse que o município identificou também a utilização excessiva de mercadorias em calçadas.

A dona de casa que se identificou apenas como Teresinha, de 69 anos, disse que circula com frequência na Rua Dias da Cruz. Ela reclamou da obstrução da calçada.

A Prefeitura do Rio vai estender a operação para os bairros de Bangu e Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Ainda não há previsão para o início da medida.  

A região da Uruguaiana, no Centro do Rio, também conta com a presença de agentes municipais desde abril. Nos últimos meses, o município conseguiu zerar a primeira fila de espera para regularização de 45 ambulantes.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais