
Sete ônibus foram usados como barricadas na Zona Norte do Rio, nesta quinta-feira (10), dia marcado por operações da Polícia Militar e bloqueios nas principais vias expressas da cidade.
Dois suspeitos ficaram feridos durante um confronto entre criminosos e agentes da Polícia Militar, na Pavuna, durante a manhã.
De acordo com a corporação, policiais militares se depararam com suspeitos armados, durante patrulhamento no Complexo do Chapadão. Durante a ação, houve confronto e os dois homens feridos foram encaminhados para o Hospital Carlos Chagas. Outro suspeito foi detido e dois fuzis foram apreendidos.
Nesta operação, seis coletivos foram usados como barricadas e onze linhas que passam pela Pavuna tiveram a operação prejudicada.
De acordo com a tenente-coronel Cláudia Moraes, o policiamento foi reforçado e as vias foram logo liberados.
Outra operação policial foi realizada no Complexo da Maré, na manhã desta quinta-feira. Os agentes atuaram nas comunidades da Vila do Pinheiro, Vila do João, Morro do Timbau, Nova Maré, Baixa do Sapateiro, Salsa e Merengue e Conjunto Esperança.
Na Linha Amarela, na altura da Vila do João, outro veículo foi usado como barricada. De acordo com a Tenente-coronel Cláudia, a tática foi para desviar a atenção de outra operação, que acontecia no local.
Quarenta e duas escolas foram impactadas pela operação. Seis unidades municipais de saúde do Complexo da Maré suspenderam o início do funcionamento ou as atividades externas. A UFRJ também recomendou que os docentes não registrem falta nas aulas dos campi da cidade do Rio e da Duque de Caxias.
Ao longo do dia, as Linhas Vermelha e Amarela, duas das principais vias expressas do Rio, ficaram bloqueadas intermitentemente.
Durante a tarde, o trecho da Vila dos Pinheiros na Linha Amarela e o acesso à Linha Vermelha, no sentido Centro, foram bloqueados, devido a outra operação policial.
De acordo com o Centro de Operações do Rio, manifestantes tentaram bloquear as vias, mas foram dispersados por agentes da Polícia Militar.