O volume de serviços do País em janeiro deste ano tem queda de 3,1%, na comparação com dezembro. Segundo o IBGE, apesar da queda, o setor está 10,3% acima do nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve alta de 6,1% nos serviços. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (14) pelo IBGE.
Para a colunista de economia da BandNews FM, Juliana Rosa, a queda do volume de serviços mostra uma desaceleração da economia no início do ano.
Três das cinco atividades pesquisadas tiveram queda, com destaque para os setores de transportes e de outros serviços. O outro recuo do mês veio dos serviços profissionais, administrativos e complementares. Por outro lado, os Serviços de Informação e Comunicação, e os Prestados às Famílias deixaram impacto positivo no mês.
Prestadora de serviços alimentícios para eventos, Marina Martins disse que notou um aumento nos pedidos de clientes nesse início de ano e precisou organizar a agenda para atender a todos.
Dezesseis das 27 unidades federativas tiveram retração do volume de serviços no primeiro mês deste ano, na comparação com dezembro do ano passado. O impacto negativo mais intenso veio de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.