O número de denúncias sobre casos de assaltos praticados por falsos entregadores na cidade do Rio de Janeiro aumentou 10% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período em 2021. A informação é do Sindicato dos Prestadores de Serviços por Meio de Aplicativos.
Ainda segundo o sindicato, os casos acontecem, na maioria das vezes, na Zona Sul do Rio, em bairros como Copabacana, Ipanema e Botafogo. Aparelhos telefônicos são os alvos principais dos ataques, que têm como vítimas preferenciais mulheres, casais ou pessoas desacompanhadas.
Segundo o presidente do Sindimobi, Luiz Corrêa, o sindicato tem se reunido com as empresas de aplicativo em busca de uma solução.
Um ouvinte, que preferiu não se identificar, conta que no Jardim Botânico os casos são recorrentes. Os moradores já sabem até a forma dos criminosos agirem.
Procurado, o aplicativo iFood disse repudiar qualquer prática de criminosos que prejudique a imagem e o trabalho dos entregadores.
Já o aplicativo Rappi afirma que condena a ação de criminosos que se passam por entregadores para cometer delitos, resultando em um grave problema de segurança pública.
A Bandnews FM também questionou as Polícias Militar e Civil sobre o assunto, mas ainda não obteve retorno.