A Associação Comercial e a Federação das Indústrias do Rio, em uma nota conjunta, criticam o pleito da Secretaria Nacional de Aviação Civil em solicitar à Agência Nacional de Aviação autorização para aumentar do número de passageiros no Aeroporto Santos Dumont.
No fim de outubro, do ano passado, uma resolução do Ministério de Portos e Aeroportos determinou a redução do limite clientes por ano no terminal. Com a decisão, o fluxo anual caiu de 10 milhões para 6 milhões e meio.
Mas, agora, um movimento dentro da Agência Reguladora pode voltar a permitir o novo teto de passageiros anualmente.
Para o presidente da Associação Comercial Fluminense, Josier Vilar, uma mudança no acordo vai de encontro a necessidade do Rio.
O gerente de infraestrutura da Firjan, Isac Ouverney, destaca que o funcionamento eficiente dos dois aeroportos é capaz de gerar resultados significativos para a economia do Rio.
A nota da Associação Comercial do Rio e da Firjan ainda classifica como retrocesso uma possível autorização para aumento da circulação de passageiros no Aeroporto Santos Dumont e destaca a possibilidade de pôr em risco os interesses do Rio em aumentar a capacidade do Aeroporto Internacional Tom Jobim. O comunicado lembra que ao limitar o movimento do terminal doméstico em seis milhões e meio de passageiros por ano, foi possível contatar um aumento de 94% de uso do terminal em relação ao ano passado e ainda um crescimento de 34% no volume de cargas transportadas.
Por fim, a declaração conjunta destaca que, agora, o processo de retomada do Aeroporto do Galeão está em risco por causa da investida da Secretaria Nacional de Aviação Civil no sentido de desfazer o acordo firmado entre a Prefeitura do Rio, Governo do Estado e que contou ainda com a participação efetiva e o apoio imediato de diversas entidades representativas dos empresariados fluminense.
Em nota, a Anac destacou que a proposta, enviada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, tem apenas o caráter de consulta preliminar e que não há qualquer decisão ou determinação quanto à flexibilização da capacidade do Aeroporto Santos Dumont.