
A segunda superlua do ano pode ser a principal causa da redução na faixa de areia da Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. É o que afirmam especialistas ouvidos pela BandNews FM.
Há algumas semanas, banhista têm notado que a faixa de areia na altura do posto 5, próximo ao Copacabana Palace, foi reduzida.
O oceanógrafo David Zee ressalta que a junção da Lua Azul e da última ressaca no mar é o motivo por trás da percepção dos banhistas.
No dia 5 de setembro, a Prefeitura do Rio precisou interditar uma parte do calçadão. Isso porque as ondas estavam chegando na Avenida Atlântica. A força do mar chegou a deixar exposto um bloco de pedras, que serve como proteção para o quiosque do local.
O local passou por vistoria e foi verificado que a estrutura do quiosque não foi danificada com as ondas.
David Zee ainda explicou que a Praia de Copacabana é mais sensibilizada, já que é um projeto de aterramento da década de 1960 para ampliar a extensão da faixa de areia.
A previsão é de que o local volte ao normal com o tempo, porém, o encurtamento da praia é algo recorrente e já previsto para a estrutura da praia de Copacabana.