BandNews FM Rio de Janeiro

Surto de escorpiões preocupa moradores de Araruama, na Região dos Lagos

Dois cachorros foram picados pelos animais; Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio registrou 599 acidentes com animais peçonhentos, no primeiro trimestre de 2023

Por Ana Paula Jaume (sob supervisão)

Surto de escorpiões preocupa moradores de Araruama, na Região dos Lagos
Divulgação

Moradores de Araruama, na Região dos Lagos, estão preocupados com um surto de escorpiões na cidade. Quem mora na Rua dos Bandeirantes, no bairro de Iguabinha, afirma que os animais começaram a invadir as casas há uma semana.

Ao menos dois cachorros foram picados por escorpiões e precisaram receber soro em unidades de saúde.
Um dos cães é da confeiteira Daiana Freitas. Mãe de duas crianças, ela está apavorada e diz que não está dormindo em casa.

Até o momento, não há relatos de pessoas picadas pelo animal.

Segundo os moradores, agentes da prefeitura foram até a região na quarta-feira (3) e constataram o surto. A equipe capturou pelo menos quatro escorpiões para realizar uma análise em laboratório e descobrir a espécie. De acordo com os relatos, os agentes da Prefeitura disseram que voltariam ao local para aplicar veneno nas casas.

O biólogo Izar Aximoff explica que o aparecimento dos escorpiões, nessa época, pode ser devido a um desequilíbrio ambiental, já que, normalmente, os animais costumam surgir no verão, no período de reprodução das fêmeas, e não no outono.

Normalmente, esses animais aparecem no Verão. Então, pode estar ocorrendo algum desequilíbrio ambiental, fazendo com que eles sejam mais presentes. Principalmente, se as pessoas estiverem matando mais cobras e gambás, pode ser que a população de escorpiões aumente. É importante, dentro de casa, tomar medidas, como evitar andar descalço. Os escorpiões sempre estiveram presentes. Esse registro [em Araruama] não é fora do normal.

O especialista também alerta para os perigos da picada de escorpião e os cuidados que podem ser tomados.

É um escorpião amarelo, a picada é muito dolorida. A peçonha age sobre o sistema nervoso e a pessoa fica muito sensível. É importante, se a pessoa for picada, alguém tentar pegar o escorpião, com todo cuidado, usando pá e vassoura, utilizando tênis, para evitar uma nova picada. E levar junto ao hospital. Nessa época, que está tendo um número maior, deixar as frestas de muros e portas vedadas, colocar telas nos ralos de pias e banheiros, não acumular lixo, manter a lixeira sempre fechada. Esse animal se alimenta de baratas, então ele vai onde tem lixo. É muito importante, também, não deixar as roupas de cama em contato com o chão, pois o animal pode subir e, ao deitar, a pessoa pode acabar sendo picada.


Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o Rio registrou 599 acidentes com animais peçonhentos, no primeiro trimestre de 2023.

Procurada mais de uma vez pela BandNews FM, a Prefeitura de Araruama não respondeu aos questionamentos da reportagem. O espaço segue aberto para um posicionamento.

Mais notícias

Carregar mais