Notícias

Teatro Villa Lobos receberá obras de restauração no início de 2024

Abandonado desde 2011, após dois incêndios o local passou por uma manutenção na semana passada para preservar a estrutura

Por Fernanda CaldasThuany Dossares

Teatro Villa Lobos será revitalizado no início de 2024
Teatro Villa Lobos será revitalizado no início de 2024
Google Street View

Abandonado desde 2011, após dois incêndios, o Teatro Villa Lobos, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, deve receber obras de restauração no início de 2024. A data foi informada pela Funarj, responsável pelo espaço. Depois de quase 12 anos como um elefante branco, o local passou por uma manutenção na semana passada, com a troca do tapume para fechar o espaço e capina para preservar a estrutura.

Ainda de acordo com a Funarj, já existe um projeto arquitetônico pronto e o órgão busca parceiros da iniciativa privada para a reconstrução do local através de projetos incentivados.

Enquanto isso, os moradores da região criticam a demora na reforma e o abandono de um dos maiores teatros do Rio de Janeiro. O casal de produtores audiovisuais Jayme e Denise Del Cueto é morador de Copacabana há mais de 50 anos e viu a inauguração e o auge do Villa Lobos. Eles lamentam o atual estado do teatro.

O presidente da Associação de Moradores de Copacabana, Horácio Magalhães, diz que torce para o Governo do Rio cumprir com a data de manutenção anunciada e pede que o local seja renovado para benefício da população. Ele ainda afirma que, desde o mandato do último governante estadual, conversa constantemente com os órgãos responsáveis.

Na semana passada, a Funarj havia informado que, além de fazer a manutenção, iria contratar seguranças e vigias para o monitoramento do terreno. No entanto, a equipe da Bandnews FM esteve no endereço nesta segunda-feira (26) e não encontrou os profissionais.

Inaugurado em 8 de março de 1979, o Teatro Villa-Lobos foi idealizado por Adolfo Bloch e Geraldo Matheus. A escolha do nome foi uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores da história do país. Mas o local foi alvo de dois incêndios, em abril e setembro de 2011.

Em 2016 e 2019, o Governo do Rio chegou a abrir chamadas para a manifestação de interesse com o objetivo de viabilizar a reconstrução local, mas a iniciativa não se consolidou.

Em junho de 2021, a Funarj disse que iria estudar uma parceria para devolver o espaço cultural o mais rapidamente possível à população, mas, até o momento, nada foi feito.

Tópicos relacionados