Teleférico da Providência amplia funcionamento e passa a operar todos os dias

A estimativa é que o serviço, gratuito para moradores e visitantes, realize 625 viagens por dia

Por Aline Pessanha

Teleférico da Providência amplia funcionamento e passa a operar todos os dias
A expectativa é que cinco a oito mil pessoas sejam atendidas pelo teleférico, diariamente
Fábio Motta/Prefeitura do Rio

Depois de quase um ano com funcionamento parcial, o teleférico da Providência, na Região Central do Rio, passa a atender a população no horário completo. O equipamento havia sido reinaugurado em abril de 2024, após ficar parado por sete anos. A partir deste domingo (9), o serviço funcionará todos os dias, de segunda a sexta-feira, das 6 às 23 horas, aos sábados das 6 às 19 horas e aos domingos e feriados, das 8 às 16 horas.

A expectativa é que cinco a oito mil pessoas sejam atendidas pelo teleférico, diariamente. É a primeira vez que o equipamento funciona aos domingos e feriados. Ao todo, são três estações e 16 gôndolas, que comportam oito pessoas por viagem. O trajeto deve durar cerca de três a oito minutos, dependendo do percurso e da velocidade do bondinho, que possui capacidade de trafegar em até cinco velocidades diferentes.

Inaugurado no dia 2 de julho de 2014, o bondinho liga a Praça Américo Brum, no alto do morro, à Central do Brasil e à Gamboa e é totalmente gratuito para moradores e visitantes. 

Se para quem não tem problemas de saúde já é difícil o trajeto a pé da comunidade até a rua, quem dirá para quem possui algum tipo de doença crônica. É o caso da moradora da Providência Fabiana dos Santos Silva, de 49 anos. Ela está em tratamento de um câncer e diz que a volta do teleférico em tempo integral traz um alívio para os moradores da região.

Luciana Gomes mora na Providência desde que nasceu e trabalha em um bar em uma das estações do teleférico há pelo menos 10 anos. Ela espera que, com a retomada do horário total do bondinho, os fregueses aumentem.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Osmar Lima, o funcionamento completo do teleférico leva cidadania e dignidade à população da comunidade. 

A estimativa é que o teleférico realize 625 viagens por dia.

Além de facilitar a mobilidade, a viagem no bondinho também oferece uma vista panorâmica para a Baía de Guanabara, a Ponte Rio-Niterói, a Roda Gigante e a Cidade do Samba.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais