Terminal Intermodal Gentileza deve ficar pronto somente no fim de 2023

O prefeito do Rio Eduardo Paes acompanhou o início das obras no antigo terreno do Gasômetro, na Zona Portuária do Rio

Thuany Dossares

A expectativa é de que o projeto atenda cerca de 130 mil pessoas por dia Divulgação/Prefeitura do Rio
A expectativa é de que o projeto atenda cerca de 130 mil pessoas por dia
Divulgação/Prefeitura do Rio

O Terminal Intermodal Gentileza, na Região Portuária do Rio, deve ficar pronto até o fim de 2023. Nesta quinta-feira (21), o prefeito Eduardo Paes foi até o antigo terreno do Gasômetro para acompanhar o início das obras. 

O TIG, como será popularmente chamado, vai ser uma estação de integração entre o BRT Transbrasil, VLT e linhas de ônibus municipais regulares. A expectativa é de que o projeto atenda cerca de 130 mil pessoas por dia. Desse total, 60 mil devem usar, também, o VLT em direção ao Centro da cidade, o que, para Eduardo Paes, é o grande diferencial do projeto. 

Esse terminal tem integração total com o VLT. Aqui o sujeito chega de BRT, se ele for para o Centro da cidade, vai pegar o VLT, se ele for para Zona Sul, Tijuca, ele vai pegar os ônibus. E acho que aqui tem também uma coisa importante em relação ao VLT, que é a gente conseguindo chegar com ele do lado de São Cristóvão, que é um bairro de interesse nosso para expansão, disse o prefeito.

Paes destacou ainda que, com a Transbrasil pronta, a integração também será feita com outros os corredores como o da Transolímpica, em Deodoro, e o Transcarioca, na altura de Ramos. 

Também é esperado com o projeto do Terminal Gentileza, que o passageiro consiga fazer três viagens ao preço de uma, com a implantação de um novo sistema de bilhetagem eletrônica. Isso porque, segundo a Secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, a Prefeitura do Rio entende que esse usuário que vai passar pela Transbrasil precisa de três integrações para chegar ao destino final.

Para a Prefeitura do Rio, o principal objetivo é trazer conforto e mobilidade para os usuários que precisam circular por todas as regiões da cidade e desafogar o trânsito no Centro da cidade.

Mais notícias

Carregar mais