Termômetros marcam 44°C em Guaratiba, na Zona Oeste; cidade está no Nível de Calor 4

Esta é a maior temperatura máxima do ano registrada no município do Rio

Por Gabriela MorgadoVinicius Fernandes

Termômetros marcam 44°C em Guaratiba, na Zona Oeste; cidade está no Nível de Calor 4
Até esta terça-feira (18), a temperatura deve ficar na casa dos 42 graus
Reprodução/TV Band

O bairro de Guaratiba, na Zona Oeste, registra maior temperatura do ano na cidade do Rio. Os termômetros marcaram 44°C, nesta segunda-feira (17).

Também nesta segunda, o município do Rio o Nível de Calor 4, quando há registro de 40ºC a 44ºC, com previsão de permanência ou aumento por, ao menos, três dias consecutivos.

Até esta terça-feira (18), a temperatura deve ficar na casa dos 42 graus.

No fim de semana, o prefeito Eduardo Paes afirmou que algumas medidas vão ser tomadas, como a abertura de 58 pontos de resfriamento e pausas para hidratação de funcionários que trabalham expostos ao sol.

Só em janeiro, 3 mil pessoas foram atendidas na rede de saúde municipal por causa do calor.

Todos os 92 municípios do estado do Rio estão sob alerta de excesso de calor extremo até a próxima quinta-feira (20). O comunicado foi emitido pela Secretaria de Estado de Saúde. Só no último fim de semana, foram 17 atendimentos nas UPAs estaduais relacionados às altas temperaturas.

Além disso, muitas pessoas se sentem mal, mas acabam não procurando uma unidade de saúde, como a diarista Tatiana Ferreira.

A sensação térmica está de uma maneira que as pessoas não estão aguentando, então está complicado, não está fácil. Minha pressão ficou ruim, eu precisei tomar um remédio, que eu fiquei muito mal mesmo. Só está piorando, então está muito complicado.

Em meio à previsão de temperaturas acima dos 40 graus até esta terça-feira (18) no Rio de Janeiro, pais de estudantes denunciam a falta de climatização nas escolas. O problema acontece não apenas na capital. Só na manhã desta segunda-feira (17), a BandNews FM recebeu mais de 10 relatos de escolas sem climatização em todo o estado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação do Rio disse que 99,5% da rede é climatizada e que algumas situações pontuais acontecem. A pasta afirmou ainda que, nas escolas pendentes de climatização, a Secretaria aguarda o aumento de carga a ser feito pela empresa Light para que a instalação dos aparelhos de ar-condicionado possa ser realizada.

No verão, as atividades realizadas em área externa podem ser suspensas ou transferidas para locais internos.

Em algumas cidades, os estudantes vão ser liberados mais cedo, como em Barra Mansa, no Sul Fluminense, e em Angra dos Reis, na Costa Verde.

A Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada, que também tem escolas sem climatização, disse em nota que a administração passada deixou a rede de ensino em condições precárias e que está fazendo um levantamento para ver quais escolas estão sem ar-condicionado. Sobre a escola citada, Albertino Guedes, a Prefeitura destacou que foram instalados ventiladores nesta segunda-feira (17).

No último sábado (15), foliões se refrescaram no espelho d'água do Museu do Amanhã. No domingo (16), torcedores fizeram fila para se refrescar com uma mangueira colocada no Maracanã. A sensação térmica nos dois dias foi de 41,7º, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura atingiu 40,4º no domingo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais