A Tijuca, na Zona Norte do Rio, pode receber ainda este ano uma grande ciclovia que vai conectar o bairro até o Centro da cidade. A informação foi divulgada pelo presidente da Cet-Rio, Joaquim Diniz. O Plano de Expansão Clicloviária prevê a criação de mais de mil quilômetros em ciclovias nos próximos 10 anos. Estão previstos 600 quilômetros em vias principais e mais de 400 quilômetros nas vias secundárias de diferentes bairros da cidade.
O projeto foi elaborado no ano passado e lançado nesta quinta-feira (9).
As duas primeiras ciclovias serão implantadas em Bento Ribeiro e Honório Gurgel, na Zona Norte. Na mesma região, Mangueira e Tijuca devem receber a ação em breve. Diniz também explicou que a meta deste ano é criar ciclofaixas de maior extensão que as atuais.
O plano tem entre um dos objetivos conectar as rotas até às estações do VLT, das barcas, do BRT, dos trens e do metrô. A previsão é que essa ação seja finalizada em até um ano e meio. Somente neste ano, a Prefeitura pretende conectar 64 rotas. Ano passado, já foram conectadas 54 estações. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, diz que esse projeto é importante para a segurança nas rotas.
Foram avaliadas quais rotas precisam de melhorias e também novos locais onde as ciclofaixas e ciclovias precisam ser implantadas. De acordo com a secretária Municipal de Transportes, Maína Celidonio, o município conversou com entregadores e com moradores de diversos bairros para entender as principais demandas.
A partir de agora, as próximas ciclovias que forem criadas devem se adequar e respeitar o plano. O Rio tem um milhão de usuários cadastrados no sistema de bicicletas compartilhadas, sendo a cidade do Brasil com maior número de cadastros.