
Referência em traumatologia, o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte do Rio, está com o tomógrafo quebrado. A denúncia é de um ouvinte da BandNews FM, que não conseguiu atendimento para o filho, após uma queda. João Renato Dias Cordeiro Marques, de 16 anos, é autista. Nesta terça-feira (19), ele caiu da escada, bateu a cabeça e desmaiou.
O pai dele, Jorge Marques, levou o adolescente para a unidade de saúde, mas foi informado que o tomógrafo estava quebrado. Os funcionários não deram nenhuma previsão para a volta do funcionamento do equipamento. O paciente passou a noite no hospital e recebeu um medicamento para dor, mas não fez nenhum outro exame e não recebeu alimentação, segundo o pai.
Jorge Marques conta ainda que foi orientado a procurar outro hospital, caso quisesse a realização de exames.
Só na hora deram um comprimido, uma injeção para dor. E não foram ver, não fizeram exame. Falaram que se eu quisesse, eu tinha que procurar outro hospital. Eu estou preocupado, porque lá está sem a tomografia. Se uma outra pessoa precisar, não vai ser atendida. Lá é referência de trauma agora, só que não tem tomografia.
Um médico chegou a falar com o pai de João que o adolescente não devia ter tido nenhum tipo de trauma grave, porque não houve sangramento. Mas o paciente deixou o hospital na manhã desta quarta-feira (20), ainda sem realizar exames.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde disse que, apesar da manutenção do tomógrafo do hospital, todos os pacientes estão sendo atendidos em outras unidades, sem prejuízo à assistência.