O resultado do vencedor da licitação de aquisição da nova frota de embarcações da Transpetro deve ser divulgado em dezembro deste ano.
Ao todo, segundo a empresa, quatro navios da classe Handy, que devem ser ecologicamente mais sustentáveis, vão ser adquiridos para operações de transporte de petróleo e derivados na costa brasileira.
O anúncio do primeiro procedimento administrativo de renovação e ampliação das embarcações foi feito nesta segunda-feira (8), na sede da companhia.
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, explicou os objetivos do projeto.
A nova frota faz parte do programa TP 25, que já conta com 16 navios de cabotagem. Segundo a empresa, a ideia é priorizar a aquisição de navios que têm baixa liquidez no mercado.
O integrante do Conselho Diretor do Fundo de Marinha Mercante, Fernando Mascarenhas, afirma que a aquisição dos navios é mais vantajosa do que o afretamento, ou seja, aluguel das embarcações.
A licitação vai ser aberta de forma internacional, isto é, pode ser contemplada dentro e fora do território brasileiro. Porém, a indústria naval do exterior vai pagar um valor mais alto de impostos comparada a nacional.
O edital com todas as informações sobre o procedimento administrativo foi publicado na última sexta-feira (5).