A decisão final sobre a inelegibilidade do ex-vereador Gabriel Monteiro, do PL, ficou para o Tribunal Superior Eleitoral. Nesta quarta-feira (31), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro negou o registro de candidatura do ex-parlamentar, que pretende concorrer ao cargo de deputado federal.
Monteiro também terá que devolver o dinheiro do Fundo Eleitoral disponibilizado, além de está impedido de usar tempo de propaganda eleitoral na televisão e na rádio.
A decisão ocorreu em sessão plenária virtual, por maioria de votos, 6 a 1. O presidente do TRE, Elton Leme, chamou a candidatura do ex-vereador de natimorta. Além disso, ele disse que a decisão é para a própria segurança do eleitor.
Gabriel Monteiro teve o mandato cassado, por unanimidade, no início do mês, por quebra de decoro parlamentar na Câmara do Rio. Entre as acusações contra ele estão: assédio moral e sexual contra ex-assessores, expor pessoas em situação de vulnerabilidade na internet e gravar um vídeo tendo relações sexuais com uma menor de idade.
Em nota, a defesa do ex-vereador disse que vai entrar com junto ao TSE, por entender injusta a decisão, já que não há, até o momento, qualquer condenação na Justiça contra Gabriel Monteiro.