TRE-RJ vai realizar auditorias em 43 urnas eletrônicas

O procedimento está previsto na legislação eleitoral e tem como objetivo garantir transparência, segurança e legitimidade do processo

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio vai realizar auditorias em 43 urnas que vão ser utilizadas nas eleições municipais deste ano, em outubro. O procedimento está previsto na legislação eleitoral e tem como objetivo garantir transparência, segurança e legitimidade do processo.

O TRE-RJ vai realizar dois tipos de auditagem, com testes de integridade e de autenticidade. As duas modalidades são abertas ao público. Nos dois casos, a seleção das urnas acontece em cerimônia pública e pode acontecer de duas formas: por meio da escolha pelos partidos políticos e entidades fiscalizadoras ou por sorteio.

O Teste de Integridade é uma votação simulada, realizada sob monitoramento de câmeras. Já o Teste de Autenticidade acontece na própria seção eleitoral, antes do início da votação. O objetivo é verificar se o software das urnas é o mesmo que foi inspecionado pelas entidades fiscalizadoras ao longo do ano eleitoral.

O estado do Rio de Janeiro tem cerca de 37 mil seções eleitorais. O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para o dia 6 de outubro. Nas cidades em que houver necessidade, o segundo turno acontece no dia 27 de outubro.?

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais