Três escolas de samba da Série Ouro afetadas por incêndio não serão rebaixadas no Carnaval

Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu tinham a maior parte do material sendo confeccionada no prédio

Por Guilherme Veiga (sob supervisão)

Três escolas de samba da Série Ouro afetadas por incêndio não serão rebaixadas no Carnaval
Incêndio em uma fábrica em Ramos, na Zona Norte do Rio
Reprodução/BandNewsFM

As três escolas de samba da Série Ouro que tiveram a maior parte das fantasias destruídas no incêndio em uma fábrica em Ramos, na Zona Norte do Rio, vão desfilar no Carnaval deste ano sem a possibilidade de rebaixamento ou promoção para o Grupo Especial. A decisão foi divulgada na noite desta quarta-feira (12), após reunião entre representantes da Prefeitura, da Liga-RJ e das escolas Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu. 

Em nota, a entidade que representa as agremiações da divisão de acesso ao Grupo Especial informou que a Império Serrano perdeu 97% do material que seria usado no desfile, entre fantasias e adereços. O prejuízo em figurinos para a Unidos de Bangu e a Unidos da Ponte foi de 60%, além de itens que seriam destinados para a confecção de novas fantasias. 

Na manhã desta quarta (12), ao saber do incêndio, o superintendente de Carnaval da Império Serrano, Paulo Santi, disse que as perdas ainda vão ser contabilizadas, mas que é o fim de um sonho. Apesar disso, ele afirmou que a agremiação vai se apresentar no ensaio técnico, no próximo domingo (16), e no Carnaval. 

Apesar de não terem sido tão prejudicadas, outras escolas de samba também tiveram perdas, como a União da Ilha e o Arranco do Engenho de Dentro. 

O presidente da Liga-RJ, Hugo Júnior, disse que a maior parte das pessoas resgatadas eram funcionários das próprias escolas, que trabalhavam no local para a confecção de fantasias e adereços. 

A fábrica não possuía alvará de funcionamento por parte do Corpo de Bombeiros. No entanto, o prefeito Eduardo Paes afirmou que um alvará havia sido emitido em outubro de 2022. O político ainda mencionou que a Cidade do Samba 2, que está em construção, vai ajudar a evitar novas ocorrências como essa. 

Ainda de acordo com o comunicado da Liga-RJ, os dias e horários dos desfiles da Série Ouro permanecem inalterados. As outras 13 agremiações vão ser julgadas normalmente, com a campeã subindo para o Grupo Especial em 2026 e duas últimas sendo rebaixadas para a Série Prata do mesmo ano. 

A autoridade carnavalesca também prestou solidariedade às escolas atingidas e disse que acompanha de perto o estado de saúde das vítimas hospitalizadas, oferecendo toda a assistência necessária. 

Procurada, a Unidos da Ponte não quis se manifestar sobre o estabelecimento estar em situação irregular com a documentação para operação. 

A Império Serrano e a Unidos de Bangu não responderam ao contato da reportagem da BandNews FM sobre o assunto. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais