Tripledemia é o novo termo usado para nomear epidemia de três vírus circulando

São eles Sars-Cov-2, da Covid-19, o influenza, da gripe, e o VSR, o vírus sincicial respiratório.

Por Amanda Martins

A  circulação tripla pode ser explicada pelo prolongamento do frio após o inverno. Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A circulação tripla pode ser explicada pelo prolongamento do frio após o inverno.
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

 Tripledemia. É assim que especialistas têm chamado a epidemia de três vírus respiratórios que estão circulando ao mesmo tempo: o Sars-Cov-2, da Covid-19, o influenza, da gripe, e o VSR, o vírus sincicial respiratório.

Para o infectologista José Branco, a circulação tripla pode ser explicada pelo prolongamento do frio após o inverno em várias regiões do país.

Segundo um relatório da Organização Pan-Americana da Saúde, os Estados Unidos são o país mais atingido do Hemisfério Norte. Mas no Sul, a chamada tripledemia já atinge Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

 Os sintomas dos três vírus são bem parecidos: febre, coriza, dor de cabeça e dor de garganta. Segundo José Branco, a prevenção é a mesma.

As irmãs Vanessa Ferreira e Carolen Amorim positivaram para a Covid-19 na semana passada.

No boletim epidemiológico da Fiocruz divulgado na primeira semana de novembro, o Rio de Janeiro nem aparecia entre os estados mais associados à Síndrome Respiratória Aguda Grave. Mas, na semana passada, começou a figurar entre os 10 estados com maior crescimento de casos a partir dos 18 anos de idade. O dado está associado ao aumento de testes positivos para a Covid-19.

Mais notícias

Carregar mais