Notícias

Tsunami que atingiu Tonga provocou alterações no mar do Brasil

Dados apontam que o nível do mar subiu 8 centímetros além do apontado pela previsão astronômica de maré

Pedro Dobal

Efeitos foram sentidos por volta das 18 horas do dia 15, cerca de 17 horas após o tsunami
Efeitos foram sentidos por volta das 18 horas do dia 15, cerca de 17 horas após o tsunami
Reprodução/Google Maps

O tsunami que atingiu o arquipélago de Tonga no último fim de semana provocou alterações no nível do mar na costa brasileira. Segundo o IBGE, os efeitos foram sentidos por volta das 18 horas do dia 15, cerca de 17 horas após o tsunami.

As medições foram feitas na Estação Maregráfica do IBGE, localizada em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. Os dados apontam que o nível do mar subiu 8 centímetros além do apontado pela previsão astronômica de maré.

De acordo com o instituto, as alterações duraram aproximadamente um dia e, em seguida, os níveis começaram a voltar ao normal.

graficos-tsunami-FINAL

O tsunami foi causado pela erupção de um vulcão marítimo subterrâneo no Oceano Pacífico. As ondas chegaram a um metro, causando destruição em toda a zona costeira de Tonga. Pelo menos três pessoas morreram.

Além de Arraial do Cabo, atualmente o IBGE mantém outras cinco estações ativas em Salvador, Fortaleza, Belém, Santana, no Amapá, e Imbituba, em Santa Catarina. Nelas, porém, o fenômeno não foi identificado.

Em 2004, uma situação semelhante foi registrada pelas estações maregráficas brasileiras. Na ocasião, o tsunami do Oceano Índico, que deixou mais de 200 mil mortos, foi detectado pela Estação Maregráfica de Macaé, no Norte Fluminense, um dia depois.

Tópicos relacionados