O turismo internacional bateu recorde e movimentou 22 bilhões de reais no Brasil, entre janeiro e agosto deste ano. Nesse período, quatro milhões de estrangeiros passaram pelo país, segundo a Embratur, que disse que os números são os melhores dos últimos 25 anos.
O Rio, durante os primeiros seis meses de 2023, quase que igualou número de turistas registrados em todo 2022. No ano passado, quase 653 mil turistas passaram pelo estado e, somente até junho deste ano, cerca de 600 mil viajantes haviam escolhido o Rio como destino. Os dados são da Secretaria de Estado de Turismo.
Nesta quarta-feira (27), foi aberta a 50ª edição da Abav Expo, maior feira de turismo da América Latina. O evento acontece até sexta (29) no Riocentro, Zona Oeste.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou da cerimônia de abertura da feira e anunciou um investimento de 30 milhões de reais por ano na Abav Expo para o evento continuar sendo realizada na Capital Fluminense.
Outros dados sobre o setor também foram divulgados pelas autoridades. O turismo internacional bateu recorde e movimentou 22 bilhões de reais no Brasil, entre janeiro e agosto deste ano. Nesse período, quatro milhões de estrangeiros passaram pelo país, segundo a Embratur.
Os aeroportos também foram tema de debate na feira de turismo. No Rio de Janeiro, as dificuldades enfrentadas pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim e o Santos Dumont foram abordadas por autoridades.
O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que em breve vai ter reuniões com representantes do Rio para encontrar uma solução para o esvaziamento do Galeão e a superlotação do Santos Dumont.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de receitas do turismo deve encerrar 2023 com faturamento real de R$ 458 bilhões, um avanço de 8,8% em relação a 2022.
De acordo com a CNC, o setor foi favorecido pela maior quantidade de feriados prolongados neste ano.