
A plataforma de transporte por aplicativo Uber passa a oferecer a opção de corridas de táxi no Rio de Janeiro. Inicialmente, apenas uma parte dos usuários tem acesso ao serviço, desde a terça-feira (11), em locais com maior demanda. A opção vai ser gradualmente disponibilizada para toda a cidade nos próximos dias.
O credenciamento dos taxistas é feito pela empresa de tecnologia Stuo, antiga Wappa. Até agora, há 19 mil motoristas credenciados. Há um posto de atendimento físico na Rua do Matoso, 126, na Praça da Bandeira, mas também é possível fazer o credenciamento pelo aplicativo da Stuo.
Até o dia 31 de março, a taxa paga pelos taxistas nas corridas vai ser zero. Depois, a Stuo vai cobrar até 19,99% dos valores de cada corrida, assim como nas corridas corporativas da empresa. Para viagens em carros particulares pela Uber, as taxas são a partir de 25%.
São duas modalidades: o Táxi App, quando o usuário sabe o preço da corrida antes de começar o trajeto, e a corrida por taxímetro, quando o valor é calculado pelo aparelho ao final da corrida.
Para incentivar as corridas por táxi, a Uber está dando dois vouchers de 40% de desconto para cada usuário. O valor é coberto pela plataforma, e os taxistas não vão ser descontados nesse caso.
Com a notícia, os taxistas manifestaram preocupação com a competição com outras plataformas, como o Táxi Rio, que não cobra taxas dos motoristas. Mas taxistas e usuários divergem sobre a novidade.
Já acontece em São Paulo. Eu utilizo sempre que eu estou em São Paulo e gosto muito. Vale muito a pena por causa das faixas seletivas. Vindo para o Rio, acho que vai ser vai ser uma vantagem muito boa para os usuários.
Eles vão ter carro particular e vão ter os táxis, então, o que vai acontecer? Eles vão dominar tudo do transporte. Eu acho que isso para a gente não vale a pena, mas tem taxistas que ainda insistem, falam que vai ser bom.
O aplicativo da Uber é muito bom, mas vai acabar a essência do táxi. Eu não vou aderir a esta empresa e acho que bastante gente não vai aderir também, mas vai ter a galera mais nova que eu acho que vai aderir.
O serviço já era oferecido em São Paulo desde 2020 e se expandiu para outros 17 municípios nos últimos anos. O táxi também é opção na plataforma em cidades fora do Brasil, como Madri e Nova York.