
A Unidos do Jacarezinho vai desfilar na Marquês de Sapucaí em 2026. Com 269,1 pontos, a escola de samba é a campeã da Série Prata. A decisão foi anunciada pela Superliga Carnavalesca após o fim da apuração, nesta terça-feira (11), na Zona Norte do Rio.
A diferença para a vice-campeã, Império da Uva, foi de cinco décimos. A escola de Nova Iguaçu quase foi rebaixada no ano passado.
A Superliga Carnavalesca definiu as quatro escolas de samba que vão desfilar na Série Prata do carnaval em 2026. A apuração das notas foi realizada nesta terça-feira (11). As duas melhores agremiações dos dois dias de desfile da Série Bronze subiram.
A União do Parque Curicica, com 269,1 pontos, e a Acadêmicos do Dendê, com 268,8, foram as campeãs.
A escola da Zona Oeste entrou passsou pela Intendente Magalhães com o enredo "A curicica festeja a Cultura Brasileira". Já a agremiação da Zona Norte homenageou a vida do jornalista e ex-deputado federal David Miranda, que morreu em 2023.
As escolas Lins Imperial e Siri de Ramos foram as vice-campeãs e também vão desfilar na Série Prata no ano que vem. A escola de Lins de Vasconcelos foi rebaixada no ano passado, mas volta em 2026.
As escolas que ocuparam as últimas três posições nos dois dias foram rebaixadas para o Grupo de Avaliação: Raça Rubro-Negra, Bangay, Arame de Ricardo, Império Ricardense, Gato de Bonsucesso e Acadêmicos de Jacarepaguá.
Duas escolas de samba de Oswaldo Cruz vão desfilar em 2026 pela Série Bronze. A Rosa de Ouro, rebaixada em 2024, e a Novo Império venceram o Grupo de Avaliação.
A definição ocorreu durante apuração realizada nesta terça-feira (11), na Zona Norte.
Com 178,6 pontos, a Rosa de Ouro foi a campeã. Neste ano, a agremiação levou para a Intendente Magalhães uma homenagem a Anastácia, escrava símbolo de resistência e que teve a imagem marcada por ser amordaçada com uma máscara. A ilustração, do século XIX, é símbolo de resistência e recentemente foi resinificada em uma imagem que mostra a mulher sem o instrumento de tortura.
Criada em 2019, a Novo Império alcançou 178.1 pontos com enredo "Sincretismo e Magia: As Bênçãos de Xangô e Nossa Senhora no Carnaval da Novo Império", que abordou a união entre religiosidade e cultura.