Usuários que tentam viajar sem pagar são repreendidos em estações do BRT

Segundo a Mobi-Rio, estratégia foi implementada há seis meses, com uso do sistema de som para denunciar os calotes

Por Beatriz Machado (sob supervisão)

Câmeras de segurança das estações flagram tentativas de calote Reprodução
Câmeras de segurança das estações flagram tentativas de calote
Reprodução

Cerca de 9 mil usuários do BRT que tentaram viajar sem pagar foram repreendidos por meio do sistema de som em 50 estações espalhadas pela cidade. Segundo a Mobi-Rio, a estratégia foi implementada há seis meses.

Uma das vozes misteriosas que reprimem as pessoas é a do locutor Luiz Cláudio Francisco, de 56 anos, que já trabalhou anunciando ofertas em supermercados e hoje é funcionário do Centro de Operações do BRT, no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca.

Ele foi o primeiro locutor contratado para o serviço e também ajudou a treinar outros colegas. A equipe é composta por nove funcionários divididos em três turnos chamando a atenção dos passageiros que tentam embarcar sem comprar o bilhete.

A estratégia para combater o calote está inclusa no plano da Mobi-Rio para reformular as estações e reduzir a vulnerabilidade das áreas de embarque.

Luiz estima que cerca de 90% dos passageiros que tentam dar calote voltam para pagar a passagem após a bronca.

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