Especialistas alertam para aumento na disseminação de vírus devido às mudanças climáticas. Um levantamento realizado pelo Grupo Fleury aponta que com as altas temperaturas e fortes chuvas, os mosquitos se multiplicam com frequência.
O infectologista e diretor clínico da empresa, Celso Granato, explicou a relação entre o aumento de casos e a temperatura.
Diferente do humano, que demora cerca de 30 anos para se adaptar a uma nova temperatura, um vírus só precisa de 20 minutos. Com isso, os casos de doenças como dengue e chikungunya têm aumentado nos últimos anos em diferentes países.
Atualmente, há casos registrados das duas doenças em cidades da França e da Itália em pessoas que nunca deixaram o país. A informação é inédita, já que estes países apenas tinham relatos de casos de turistas.
Na terça-feira (14), o Rio de Janeiro registrou a sensação térmica mais alta dos últimos nove anos. Segundo Celso, ainda não é possível prever o tamanho do impacto na proliferação das doenças.
Neste ano, o estado mais que triplicou o número de casos de dengue, na comparação com o ano passado.
Como forma de prevenção para o aumento de casos, o levantamento sugere a criação de novas ações governamentais e alertas constantes sobre os riscos para a população.