Mais de 100 veículos roubados ou furtados foram recuperados durante uma ação da Polícia Civil na Zona Norte do Rio. Mais de 80 eram motos. A operação realizada nesta quinta-feira (11) no Complexo da Maré teve o objetivo de combater o roubo de automóveis e cargas.
Durante a ação, os policiais encontraram ainda uma refinaria de cocaína na comunidade Parque União. A estrutura parecia um laboratório de drogas, como explica o delegado Felipe Curi, diretor do Departamento-Geral de Polícia Especializada.
Além da refinaria de cocaína, os policiais ainda localizaram um desmanche de veículos, que estava com várias peças de automóveis. De acordo com o delegado, o Complexo da Maré se tornou uma das bases operacionais do Comando Vermelho, a maior facção do Rio de Janeiro. Muitos veículos e cargas roubados em diversos locais do Rio de Janeiro e da Região Metropolitana são levados para lá, onde acontece a clonagem, o armazenamento e revenda de produtos, entre outras atividades criminosas.
Logo no início da manhã, houve relatos de tiros. 27 escolas municipais e outras duas unidades estaduais de ensino tiveram que suspender as aulas. Mais de nove mil alunos foram afetados. Duas clínicas da família também interromperam o funcionamento.
A ação foi mais um desdobramento da Operação Torniquete, que tem o objetivo de combater o roubo de cargas e veículos. Desde o ano passado, quando as ações começaram, cerca de 130 pessoas já foram presas.