Vendas do comércio varejista crescem 2,5% em janeiro

De acordo com o IBGE, em dezembro, a variação havia sido de -1,4%

Por João Videira (sob supervisão)

Vendas do comércio varejista crescem 2,5% em janeiro
Houve taxas positivas em 5 das 8 atividades pesquisadas
Reprodução/Pixabay

As vendas do comércio varejista voltam a crescer em janeiro e registram alta de 2,5%. De acordo com o IBGE, no mês anterior, a variação havia sido de -1,4%.

O gerente da pesquisa, Cristiano Santos, afirma que os resultados vieram com muita amplitude de crescimento em setores que tiveram queda grande no Natal, depois de concentrar as vendas na Black Friday. Segundo ele, um janeiro alto é reflexo de um dezembro baixo.

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 2,4% na série com ajuste sazonal.

Houve taxas positivas em 5 das 8 atividades pesquisadas. Os maiores avanços foram em Tecidos, vestuário e calçados e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

Por outro lado, na passagem de dezembro e janeiro, a atividade do varejo Livros, jornais, revistas e papelaria foi a responsável pela queda mais acentuada.  

Segundo o instituto, duas atividades foram impactadas pelo aumento do ICMS anunciado pelos estados.  

A leitura do IBGE é de que a queda de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria e a estabilidade de Combustíveis e lubrificantes foram influenciadas pelo reajuste. Quando se olha para o volume de produção, ele não foi suficiente para superar a receita.

Mais notícias

Carregar mais