
O volume de vendas do comércio varejista no país registra aumento de 0,5% em fevereiro deste ano, voltando a crescer após quatro meses de variações próximas de zero. Com o resultado, o índice atingiu o maior patamar da série histórica iniciada em 2000. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (9).
Segundo o levantamento, quatro das oito atividades investigadas avançaram em fevereiro. Um dos destaques da pesquisa é o setor de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 1,1%, como explica o gerente da pesquisa, Cristiano Santos.
Outro destaque positivo veio do setor de móveis e eletrodomésticos, com apresentou alta de 0,9%. A vendedora Rafaela Abrantes trabalhou em uma loja de ventiladores até o último mês e destaca que em fevereiro houve um aumento significativo nas vendas
Por outro lado, os setores que apresentam quedas mais negativas foram livros, jornais, revistas e papelaria, com -7,8%, e equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, com -3,2%.
Ainda de acordo com a pesquisa, no confronto com o mesmo período do ano passado, o volume do comércio varejista avançou 1,5%. No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, a alta foi de 2,4%.