Vereador de Niterói protocola ofício para que cidade seja declarada capital honorária do Estado

De acordo com o vereador, o título de capital honorária teria caráter simbólico, sem gerar custos ao poder público

Por Guilherme Faria

Vereador de Niterói protocola ofício para que cidade seja declarada capital honorária do Estado
Cidade de Niterói
Reprodução

Depois de o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fazer um pedido ao presidente Lula para que a Cidade Maravilhosa seja reconhecida como capital honorária do Brasil, o vereador de Niterói, Raphael Costa, protocola um ofício ao governador Cláudio Castro solicitando que a cidade da Região Metropolitana seja declarada capital honorária do Estado. 
 
No pedido, feito nesta quinta-feira (13), o vereador argumenta que Niterói também desempenhou um papel central na administração pública do estado por mais de um século e sofreu perdas significativas com a mudança da sede do governo estadual. O ofício também faz alusão à fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro que, neste ano, completa 50 anos. 
 
De acordo com o vereador, o título de capital honorária teria caráter simbólico, sem gerar custos ao poder público, e serviria como um reconhecimento do papel de Niterói na história do estado do Rio de Janeiro. 
 
Além do título, também há a proposta de criação de um comitê formado por representantes dos governos estadual e municipal, para estudar o restauro do patrimônio histórico remanescente do período em que Niterói foi capital.)) 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais