Vereadores ultrapassam limites entre trabalho e utilização da máquina pública

Carta entregue aos moradores de São Cristovão credita Rafael Alísio e Pedro Paulo por nova iluminação no bairro

Carlos Briggs

Vereadores não podem utilizar máquina pública para angariar votos Divulgação
Vereadores não podem utilizar máquina pública para angariar votos
Divulgação

Especialistas ouvidos pela BandNews FM para o limite entre as funções públicas de vereadores e o uso de máquina pública para pedir votos a aliados políticos. A linha, de acordo com cienstistas políticos, é tênue e, com isso, dificulta a análise do Ministério Público Eleitoral. Muitos parlamentares alegam que levam as reinvindicações da população ao Executivo, mas isso não pode ser feito indicando aliados aos eleitores.

Nesta semana, moradores de São Cristovão foram surpeendido com um carta, entregue em todas as casas da Rua Bela e adjacências. O comunciado não é asassinado, mas agrade ao ex-secretário muncipal de Fazenda e candidato a deputado federal, Pedro Paulo, além do ex-secretário muncipal de Meio Ambiente e candidato a deputado estadual estadual Eduardo Cavaliere e ao atual vereador Rafael Aloísio Freitas.

O comerciante Moacyr Bittencourt acrescenta que o agradecimento chegou aos moradores, mas serviço de troca de lâmpadas sequer foi feito e a região... Segue às escuras.

Em nota, o deputado federal e candiato à reeleição, Pedro Paulo, informou que não recebeu diretamente o pedido sobre troca de lâmpadas no gabinete dele, mas que se foi a partir do vereador Rafael Aloísio Freitas, o deputado candiato assina embaixo, parabenizo e agradece pela menção ao meu nome dele, já que, segue a nota, não há impedimento legal de mandatários como ele, deputado federal e de vereadores de encaminharem os pedidos aos órgãos públicos para resolver problemas do cotidiano das pessoas e da cidade.

De fato, especislistas não discordam, mas chamam a atenção para os abusos. O cientista político Guilherme Carvalhido analisou o caso e destacou: veredor pode auxiliar a população juto à Prefeitura do Rio, mas não pode sugerir candidatos.

O ex-secretário de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio e candidato a deputado estadual, Eduardo Cavaliere informou que que a campanha desconhece os panfletos e quem possa estar fazendo a divulgação. O comunicado ainda acrescenta que o candidato desautoriza o uso do nome dele sem o conhecimento do ex-secretário. Ppr fim, a nota conclui que causa estranhamento esta comunicado ter acontecido justamente após o início do período eleitoral.

Já o vereador Rafael Aloísio Freita alegou desconhecer o comunicado entregue aos moradoes de São Cristóvão e ainda quem possa ter feito esta divulgação. O parlamentar ainda destacou que não é candidato nestas eleições, desautoriza o uso do nome dele sem o seu conhecimento e ainda estranha isso ter acontecido justamente em momento eleitoral.

A solictação de troca de lâmpadas nas ruas pode ser feita por qualquer cidadão, através da Central de Atendimento da Prefeitura, através do telefone 1746.

Mais notícias

Carregar mais