Vigário Geral, na Zona Norte do Rio recebe, a partir desta sexta-feira (9), a 1ª edição do festival AfroGames Favela. O evento vai até o domingo (11) e será sediado no Centro Cultural Wally Salomão, com entrada gratuita.
A programação conta com campeonatos de esportes eletrônicos, os chamados e-sports, campeonato de desenvolvimento de jogos, concurso de cosplay, palestras e workshops.
Nesta sexta (9), o evento começa às 15h. Os principais destaques são o show da banda AfroReggae e as palestras de Luiz Queiroga e Eduardo Dutra, representantes da Fúria, eleita a melhor organização de e-sports do Brasil.
No sábado (10), vai acontecer a formatura de 150 alunos do projeto Afrogames, às 10h. Em seguida, será apresentado o desafio da Enel sobre questões climáticas e eletrificação.
No mesmo dia, Wilson Melo ministra palestra com o tema ''Dá para ganhar dinheiro criando jogos?". No domingo (11), será anunciado o vencedor da AfroGames Jam, a maratona de desenvolvimento de jogos que vai premiar em R$ 3 mil o time campeão.
O AfroGames foi criado em 2019, com o objetivo de capacitar e profissionalizar os jovens moradores de favela para atuarem no mercado dos esportes eletrônicos. O projeto atende a 500 alunos em quatro unidades.