BandNews FM Rio de Janeiro

Vigilância de saúde realiza levantamento para medir infestação de Aedes aegypti

Durante cinco dias, serão vistoriados 103.824 imóveis para análise das condições para proliferação do mosquito e coleta de amostras de larvas

Por Filipe Brasil (sob supervisão)

Com os resultados, Secretaria Municipal de Saúde busca otimizar ações de combate Arquivo/Agência Brasil
Com os resultados, Secretaria Municipal de Saúde busca otimizar ações de combate
Arquivo/Agência Brasil

Mais de 1.600 agentes de vigilância em saúde realizam até sexta (07) o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) na cidade do Rio. Durante cinco dias, serão vistoriados 103.824 imóveis.

Os locais serão visitados para identificação e análise de depósitos com condições para proliferação do vetor e coleta de amostras de larvas de mosquitos.

Com os resultados dos índices de infestação na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde busca otimizar as ações de controle do mosquito. A pasta alerta que vasos de plantas, pingadeiras e bebedouros são os criadouros mais comuns do mosquito.

No último levantamento, em junho, mais de 98 mil imóveis passaram por inspeção em 250 estratos em toda a cidade. Do total de estratos, mais da metade (133) estavam com índice de infestação predial (IIP) "satisfatório" (menor que 1% das amostras); 108 na faixa de "alerta" (de 1% a 3,9% das amostras); e apenas nove na classificação de "risco" (infestação acima de 3,9% das amostras.

Mais notícias

Carregar mais