Volume de serviços prestados no país volta a recuar em agosto de 2024

Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (11), o setor mostrou variação negativa de 0,4% frente ao mês anterior

Por Daniel Henrique

Volume de serviços prestados no país volta a recuar em agosto de 2024
Apesar do recuo, no confronto com agosto de 2023, houve expansão de 1,7%
Divulgação

O volume de serviços prestados no país volta a recuar em agosto de 2024. Segundo os dados divulgados nesta sexta-feira (11) na Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE, o setor mostrou variação negativa de 0,4% frente ao mês anterior, após ter avançado 1,6% entre junho e julho.

A retração do setor foi influenciada por duas das cinco atividades de divulgação analisadas. Nos serviços de informação e comunicação, houve recuo de 1%, enquanto nos de transportes a diminuição foi de 0,4%, segunda taxa negativa seguida.

De acordo com o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo, o resultado tem ligação com o fim do recesso escolar do meio do ano.

No campo negativo, o destaque ficou com informação e comunicação, pressionado pela menor receita vinda das empresas que atuam com salas de cinema, exibição de filmes em salas de cinema. Esse movimento de queda tem a ver com o fato de que julho foi o mês de recesso escolar e muitas famílias acabam tirando férias no mês de julho. E acaba sendo um dos programas preferidos a ir nas salas de cinema e que, portanto, tem ali uma queda de receita na passagem de julho para agosto em função do fim das férias e do retorno às aulas das crianças

Apesar do recuo, no confronto com agosto de 2023, houve expansão de 1,7%, quinto resultado positivo consecutivo.

No indicador acumulado do ano, o volume de serviços mostrou expansão de 2,7% em comparação ao mesmo período de 2023. Já o acumulado dos últimos 12 meses, avançou 1,9% em agosto.

Mais notícias

Carregar mais