Votação nos 92 municípios do RJ foi positiva, aponta TRE

Seiscentas e vinte e três urnas eletrônicas apresentaram problemas durante as nove horas de votação

Por João Boueri

Votação nos 92 municípios do RJ foi positiva, aponta TRE
Segundo o TRE, a votação foi tranquila no RJ
Bruno Peres/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro avaliou como positiva a votação nos 92 municípios fluminense neste domingo (6). 
 
Em uma coletiva de imprensa realizada após o fechamento das seções eleitorais e minutos antes do anúncio da reeleição do prefeito Eduardo Paes, o TRE atualizou o balanço do dia de votação, quando 13 milhões de eleitores estavam aptos a votar no estado do Rio. 
 
Seiscentas e vinte e três urnas eletrônicas apresentaram problemas durante as nove horas de votação. Do total, 319 foram substituídas, o que representa um total de 0,72% das seções eleitorais. 
 
Durante a coletiva de imprensa, o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou o baixo porcentual de substituições. 
 
Segundo balanço do TRE, quinze candidatos a algum cargo municipal no estado do Rio foram conduzidos a delegacias durante ações das polícias Civil e Federal. 
 
A presidente de uma seção eleitoral em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foi alvo de um mandado de busca e apreensão do Ministério Público. A ação ocorreu na manhã deste domingo (6). 
 
De acordo com o MPRJ, a mulher, que não teve o nome revelado, reteve ilegalmente o Caderno de Votação de Eleitores e outros materiais que seriam usados nas eleições municipais. O mandado foi expedido pelo Juízo da 5ª Zona Eleitoral. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a presidente foi encaminhada para a Delegacia da Polícia Federal, na Praça Mauá e liberada. 
 
Além disso, uma idosa morreu no momento em que votava na Escola Municipal Camilo Castelo Branco, na Zona Sul do Rio. O andamento na seção eleitoral precisou ser suspenso momentaneamente. O corpo da eleitora de 72 anos foi removido pelo Corpo de Bombeiros. Ainda não há informações sobre a causa do óbito. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais