Notícias

VRS é responsável por mais mortes de crianças de até dois anos do que a Covid-19

O Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz nesta quinta-feira (25), alerta para o aumento recorrente nas internações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país

Por Guilherme Faria (sob supervisão)

Crianças têm alta de internações por vírus sincicial respiratório
Crianças têm alta de internações por vírus sincicial respiratório
Agência Brasil

O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) já é responsável por mais mortes de crianças de até dois anos de idade do que a Covid-19 nos últimos dois meses no Brasil. O Boletim Infogripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz nesta quinta-feira (25),  alerta para o aumento recorrente nas internações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Os números são referentes ao período de 14 a 20 de abril.  

Segundo a Fiocruz, o Vírus Sincicial Respiratório já representa mais de 57% do total de casos recentes de doenças com identificação de vírus respiratório. O estudo destaca, ainda, o rinovírus e o vírus da Covid-19 como outros que merecem atenção nas crianças pequenas.

Entre os idosos, a Covid-19 ainda é a maior responsável pela mortalidade. Por outro lado,  os casos seguem com tendência de queda nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. O cenário é de estabilidade no Norte e no Nordeste

O número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave ficou estabilizado nas últimas três semanas, mas ainda apresenta sinal de crescimento na tendência de longo prazo.

Tópicos relacionados