BandNews TV

Cirurgias bariátricas viram pauta no Congresso e podem ser liberadas no SUS

Cirurgião explicou que esse procedimento é importante porque ajuda a combater a obesidade

Da Redação, com Bandnews TV 05/12/2021 • 19:12 - Atualizado em 06/12/2021 • 06:33

As cirurgias bariátricas viraram pauta no Congresso Nacional. Deputados discutem a realização do procedimento no SUS (Sistema Único de Saúde)

Luiz Castro, cirurgião gastrointestinal, explicou que esse procedimento é importante porque ajuda a combater a obesidade, doença crônica que gera problemas para todos órgãos do corpo, além de mais custos para o Estados.

"Tem pessoas que com sobrepeso ou obesidade leve já começam a ter doenças relativas a isso. E isso vai diminuindo a qualidade de vida e expectativa de vida. Grande parte da população não tem assistência privada. Ela depende do SUS. E o SUS precisa agir mais por causa disso", explicou Luiz em entrevista à Bandnews TV.  

Luiz ressaltou que também é preciso agir de forma preventiva e entender que a obesidade pode ser combatida de outras formas.

"Existem outras formas de tratar a obesidade. Pode ser clínico, para pessoas com obesidade leve. Mas quando obesidade é maior, o tratamento é cirurgico. O paciente com obesidade excessiva corre muito risco de morrer jovem. Temos que agir antes dessa situação acontecer. Quanto mais cedo pegarmos o paciente, melhor será", concluiu Luiz.