BandNews TV

Você conhece o ESG? Saiba como as empresas estão aplicando essas práticas

A série de programas sobre ESG trouxe provações e iniciativas para as empresas implementarem esta agenda de sustentabilidade

Publieditorial*, com Band News TV 04/08/2021 • 12:25

Durante o mês de julho, os canais Agro Mais e BandNews TV, promoveram uma série de encontros para discutir um dos temas mais importantes para o universo corporativo nesse momento: o ESG, que, em português, significa ambiental, social e governança.

O ESG Series, trouxe para o debate diversos especialistas e empresários para levantar um panorama atualizado das práticas de ESG que estão sendo implementadas no Brasil e no mundo, as iniciativas de sustentabilidade, mudanças de comportamento nas corporações e ações para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desenhados pela ONU. 

Convidada especial do programa, a diretora de sustentabilidade da Ambipar, empresa pioneira em gestão ambiental para diversos segmentos, Onara Lima, acredita que os três pilares devem ter a mesma importância, mas ressalta que a Governança deve pautar as ações do ‘S’ e do ‘E’. “Se não houver o comprometimento da alta direção nesta agenda, dificilmente a gente consegue ter uma cultura genuína dentro do ESG”, destacou a diretora. 

Empresas de diversos segmentos já entenderam que se aliar à sustentabilidade ambiental é estratégico para a saúde dos negócios e, por isso, transformam, a cada dia, a cadeia produtiva com foco no Environmental. Para agir com ações socioambientais as empresas precisam atuar não só na sua região, mas também pensar como essas ações que podem ter efeitos globais.

 “Na Ambipar nos preocupamos com os processos. Nossos negócios são voltados para a economia circular, na qual o foco deve estar em uma economia de baixo carbono”, contou Onara Lima.

ESG para todos os modelos de empresas

Mas será que esta prática só pode ser aplicada em grandes corporações? Onara Lima explica que o ESG é para todas as empresas, seja ela pequena, média ou grande, principalmente se ela nasce nos dias de hoje. “O ESG traz indicadores, formas de mensurar, traz toda uma cobrança e isso tudo é um investimento. 

O primeiro passo é entender minimamente os requisitos legais aplicáveis ao empreendimento. Então, nós temos softwares de gestão que vão mapear todo o processo, as legislações de cada negócio, e adaptamos essa matriz de atendimento. A partir dela nós passamos a desdobrar e fazer os planos de ação”, revela a convidada.

Mas Onara Lima aponta que não é um trabalho fácil. “O convencimento para sustentabilidade não é tão simples para empresas de pequeno e médio porte. É preciso ter uma narrativa para mostrar o retorno e os riscos de quando esta agenda é, ou não, implementada na companhia”, finalizou a diretora. 

Ambipar

A Ambipar atua em diversos segmentos para oferecer serviços e produtos completos voltados à gestão ambiental. Em franca expansão mundial, a Ambipar respeita as regras de compliance e responsabilidade socioambiental, prezando a ética e o pronto atendimento às demandas de seus clientes. 

A empresa oferece serviços inteligentes e expertise, para juntos, superar os desafios da sustentabilidade. Saiba mais em https://ambipar.com/

*Este conteúdo é um publieditorial em parceria com a Ambipar.

  • publieditorial