Economia

Auxílio Brasil: Famílias passam madrugada em filas em busca de informações

Valores e critérios do novo programa social ainda geram uma série de incertezas entre os beneficiários

Vitor Masullo, no BandNews TV

Unidades de assistência social em todo o Brasil têm registrado longas filas, nos últimos dias, de famílias em busca de informações sobre o Auxílio Brasil, programa que substituirá o Bolsa Família.

Em capitais como Manaus e Salvador, algumas pessoas chegaram a passar toda a madrugada em frente aos centros temendo ficarem desassistidas com o fim dos pagamentos do Bolsa Família e do Auxílio Emergencial.

O governo federal afirma que os beneficiários do Bolsa Família não precisam realizar nenhum novo cadastro, pois receberão o Auxílio Brasil automaticamente através do CadÚnico. Mesmo assim, os que são assistidos por esse e outros programas possuem uma série de incertezas.

Os valores que serão pagos, por exemplo, não foram totalmente definidos. Segundo o Ministério da Cidadania, a definição será possível apenas depois da apreciação da PEC dos Precatórios no Congresso Nacional.  

Além disso, não está claro se quem já está registrado no CadÚnico e não se enquadra nos critérios do Bolsa Família entrará na fila para o Auxílio Brasil ou se receberá automaticamente o benefício.

Tópicos relacionados