Economia

BC eleva a taxa de juros para 7,75%; é o maior aumento em 4 anos

Aumento de 1,5 ponto na taxa Selic foi anunciado para tentar conter a inflação

Da redação, com Agência Brasil

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (27) o aumento da taxa de juros básicos de 6,25% para 7,75% ao ano. O Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa Selic no nível mais alto desde outubro de 2017, quando foi reduzida de 8,25% para 7,5% ao ano.

A decisão surpreendeu os analistas financeiros, que esperavam reajuste para 7,5% ao ano. Em nota, o BC justificou o novo aumento da taxa de juros citando a evolução da atividade econômica brasileira “ligeiramente abaixo da esperada”.

De março a junho, o Copom tinha elevado a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado financeiro, o reajuste passou para 1,25 ponto em setembro.

A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação. Isso porque juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas mais altas dificultam a recuperação da economia.

Com a decisão de hoje (27), a Selic continua num ciclo de alta, depois de passar seis anos em ser elevada. De julho de 2015 a outubro de 2016, a taxa permaneceu em 14,25% ao ano. Depois disso, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018. A Selic voltou a ser reduzida em agosto de 2019 até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse era o menor nível da série histórica iniciada em 1986.

Esse foi o maior aperto monetário em quase 20 anos. A última vez em que o Copom tinha elevado a Selic em mais de 1 ponto percentual tinha sido em dezembro de 2002. Na ocasião, a taxa tinha passado de 22% para 25% ao ano, com alta de 3 pontos.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em setembro, o indicador fechou no maior nível para o mês desde 1994 e acumula 10,25% em 12 meses, pressionado pelo dólar, pelos combustíveis e pela alta da energia elétrica.

Tópicos relacionados