Economia

Bolsonaro tira Bento Albuquerque e nomeia Sachsida para Minas e Energia

Nomeação está na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial da União (DOU)

Da Redação

Diante da crise dos combustíveis, o presidente Jair Bolsonaro (PL) trocou o comando do Ministério de Minas e Energia. 

Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado e Adolfo Sachsida foi nomeado como titular da pasta. 

As informações estão na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial da União (DOU).

A mudança ocorre após recentes críticas do presidente à política de preços da Petrobras, estatal ligada à pasta.

Bolsonaro chegou a “pedir” que Bento Albuquerque e o atual presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, que “não aumentassem o preço do petróleo”. 

"Vocês não podem, ministro Bento Albuquerque e senhor José Mauro, da Petrobras, não podem aumentar o preço do diesel. Não estou apelando, estou fazendo uma constatação levando-se em conta o lucro abusivo que vocês têm. Vocês não podem quebrar o Brasil. É um apelo agora: Petrobras, não quebre o Brasil, não aumente o preço do petróleo. Eu não posso intervir. Vocês têm lucro, têm gordura e têm o papel social da Petrobras definido na Constituição", disse Bolsonaro. 

As críticas de Bolsonaro foram feitas no dia da divulgação pela Petrobras do resultado do primeiro trimestre, quando a empresa teve lucro de R$ 44,561 bilhões. 

Esse valor é 3.718% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. 

Em todo o ano de 2021, a empresa, que tem a União como maior acionista, registrou lucro líquido recorde de R$ 106,6 bilhões.

Currículo 

Adolfo Sachsida é servidor de carreira do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Ele ocupava a chefia da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Economia.

Sachsida é doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) com pós-doutorado pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos. Ele também é advogado, especializado em Direito tributário.

Em seu perfil no Twitter, Sachsida agradeceu ao presidente pela "confiança" e ao ministro da Economia, Paulo Guedes. E também citou o o ex-ministro Bento Albuquerque "pelo trabalho em prol do país".  "Com muito trabalho e dedicação espero estar à altura desse que é o maior desafio profissional de minha carreira. Com a graça de Deus vamos ajudar o Brasil”, escreveu, na rede social.

Tópicos relacionados