O instituto Quaest divulgou nesta quarta-feira (20) pesquisa sobre a confiança do mercado no trabalho das autoridades públicas. E novamente a avaliação do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, subiu. Na avaliação de 50% dos agentes de mercado Haddad faz um trabalho ótimo ou bom, 38% consideram seu trabalho regular e apenas 12% negativo.
Além de ostentar uma avaliação positiva no mercado, Haddad é para 51% dos agentes de mercado um ministro mais forte do que no começo do seu mandato na Fazenda. Apenas 14% acham que ele perdeu força neste período.
A pesquisa avaliou ainda a opinião do mercado sobre as recentes disputas na Petrobras e Vale. Para 97% dos entrevistados, não pagar dividendos extraordinários foi uma decisão errada.
O mercado continua confiando muito no presidente do Banco Central e no Governador de SP, Tarcísio de Freitas. Zema, Pacheco e Lira perderam confiança nesses últimos meses. A novidade é a diminuição da desconfiança em Jean Paul Prates, presidente da Petrobras.
A pesquisa ouviu 101 pessoas, entre gestores, economistas, traders e analistas das 84 maiores casas de investimento do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os dias 14 e 19 de março.