Economia

Euro alcança a paridade com o dólar pela primeira vez em 20 anos

Entenda os motivos com a nossa colunista Juliana Rosa no Desenrola Economia

Juliana Rosa

O euro alcançou a paridade com o dólar pela primeira vez em 20 anos, desde que a moeda europeia começou a circular em 2002.

O que isso significa? Que a economia europeia hoje tem mais riscos de recessão do que os estados unidos. Aliás, os dois tem risco de recessão, o que não é bom para gente aqui no brasil, não é bom para ninguém. E por que o risco é maior na Europa? Porque a Europa é muito mais dependente do gás fornecido pela Rússia.

A Alemanha tem a maior a dependência, em torno de 60% de todo o gás usado pelo país é fornecido da Rússia. Qualquer interrupção de gás bate pesado na economia alemã, a maior da Europa, gerando recessão e levando os outros países da região à reboque.

Os temores aumentaram com dados piores divulgados nesta terça-feira da economia da Alemanha e em meio a uma interrupção do fluxo de gás russo que chega pelo gasoduto Nord Stream para manutenção por dez dias. Se teme que a Rússia possa aproveitar a parada para demorar além do previsto.

Já tem bancos vendo chance de a moeda cair abaixo da paridade. Ao mesmo tempo, o dólar segue se valorizando diante da expectativa de que o banco central dos EUA vai aumentar mais fortemente as taxas de juros com uma inflação resistente com aumentos de preços internacionais e uma economia muito aquecida, com pleno emprego. É um cenário que dificulta o nosso crescimento e a queda da inflação aqui no brasil.

Tópicos relacionados