Atual e ex-prefeito trocam acusações de corrupção e má administração em debate de Guarulhos

Da Redação 21/11/2020 • 10:47 - Atualizado em 21/11/2020 • 10:55
Atual e ex-prefeito trocam acusações de corrupção e má administração em debate de Guarulhos (SP)
Atual e ex-prefeito trocam acusações de corrupção e má administração em debate de Guarulhos (SP)
Reprodução

A Band promoveu na manhã deste sábado, 21, o debate com os candidatos do 2º turno de Guarulhos, na Região Metropolitana. Elói Pietá (PT) e Guti (PSD) falaram sobre as propostas para a cidade com a segunda maior população do estado de São Paulo. Com duração de uma hora o debate teve mediação da jornalista Sheila Magalhães. 

Por ordem de sorteio, o atual prefeito Guti começou dizendo que está reconstruindo a cidade e logo após Pietá afirmou que apesar de não pretender ser candidato nas eleições de 2020 foi procurado pela população indignada com a incompetência da atual administração. 

Na primeira rodada de confronto direto, o candidato do PSD enfatizou a ligação de Pietá com a direção nacional do Partido dos Trabalhadores, que respondeu dizendo que “hoje eu tenho o apoio de nove partidos, lideranças de bairros e vamos fazer um governo honesto devido a corrupção por isso sou candidato”. Na réplica, Guti afirmou que o candidato do PT estava mentindo e que em seu governo não há corrupção.

Pietá questionou Guti sobre a demissão de médicos e concursados e a contratação de empresas para gestão na saúde municipal. O candidato do PSD negou que há qualquer tipo de corrupção em seu governo e que as empresas serão investigadas. Os candidatos também trocaram acusações sobre a administração do Hospital Pimentas. 

2º Bloco

No segundo bloco, os jornalistas do Grupo Bandeirantes de Comunicação fizeram as perguntas para os dois candidatos. A apresentadora Ana Paula Rodrigues, da Rádio Bandeirantes, questionou Guti sobre o plano em relação ao atendimento da população na pandemia da Covid-19. 

“Ninguém morreu esperando atendimento médico e leito de UTI em Guarulhos. Nós temos um plano muito delineado no Hospital Municipal de Urgência onde a gente consegue colocar 20 leitos de UTI e temos dialogado com iniciativa privada mais 16 leitos se os casos aumentaram”, disse o candidato do PSD.

O jornalista Sandro Barboza perguntou ao candidato Pietá sobre os problemas no Trevo do Bonsucesso, na rodovia Hélio Smidt, que é a via de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos. 

“Essa obra se arrasta há mais de cinco anos e a incompetência do atual governo não a concluiu. Nenhuma grande obra de infraestrutura foi feita na cidade de Guarulhos durante a gestão do prefeito Guti. Quando fui prefeito fizeram a marginal do Baquirivu uma via superimportante da cidade”, disse Pietá. 

Sandro Barboza questionou o prefeito Guti sobre a cobrança e arrecadação do IPTU no município. “Até 2024 vai permanecer congelado e vamos fazer o IPTU regressivo, onde falta infraestrutura”, afirmou. 

Ana Paula Rodrigues perguntou ao candidato Elói Pietá se há algum projeto e qual é a proposta sobre o transporte público na cidade. “Nós vamos tirar o engarrafamento que está prejudicando o fluxo do sistema de transporte, faixas de ônibus exclusivas e o passe livre para os estudantes que necessitam”, disse. 

3º Bloco

No terceiro bloco os candidatos fizeram perguntas entre eles. As obras de infraestruturas em diversas áreas foram o destaque. Propostas e trocas de acusações entre administrações passadas foram citadas. 

4º Bloco

No último bloco o candidato Elói Pietá (PT) começou suas considerações finais dizendo que está na hora de Guarulhos virar a página dos problemas na atual gestão. “Eu vou como prefeito fazer uma gestão que prioriza a reconstrução do sistema de saúde, a retomada dos programas de auxílio de desempregados, a atenção aos bairros com as obras necessárias e também olhar pelo problema da moradia popular. Nós vamos olhar pela população” 

O atual prefeito Guti (PSD) falou que está reconstruindo a cidade que foi deixada abandonada. “A gente está reconstruindo aos poucos, tem muito trabalho ainda pela frente. Vamos continuar com sua ajuda, falta muito ainda. Colocando a casa em ordem a cidade vai se reconstruir com sua ajuda”, concluiu. 

Assista na íntegra:

  • debate
  • Guarulhos
  • eleições 2020