A candidatura à Presidência da República do advogadao André Janones foi confirmada neste sábado (23) em convenção de seu partido, o Avante, em evento realizado no Minascentro, que é um centro de convenções em Belo Horizonte.
Agora, Janones já pode ser chamado de candidato, porém, os pedidos de votos só poderão ocorrer a partir do dia 16 de agosto, que é quando começa oficialmente a campanha eleitoral.
O partido também confirmou o lançamento das candidaturas à Câmara dos Deputados, Senado e governos estaduais.
Em discurso, André Janones, 38 anos, defendeu a redução da desigualdade no País por meio de uma reforma tributária regressiva, com maior cobrança proporcional de impostos para os mais ricos.
Ele também defende a crianção de uma renda básica permanente de R$ 600 com margem para aumento a depender do tamanho da família cadastrada.
Natural de Ituiutaba (MG), Janones ficou conhecido nacionalmente a partir de 2020, quando se dedicou a tirar dúvidas e defender pautas relacionadas ao Auxílio Emergencial na pandemia.
O advogado foi o 3º deputado mais votado de Minas Gerais em 2018, quando foi eleito para o seu 1º mandato na Câmara.
Foi alvo de processo no Conselho de Ética por suposta quebra de decoro parlamentar ao dizer que iria revelar os “canalhas” e os “vagabundos” da Casa. A representação acabou sendo arquivada.