Eleições

Band fez o primeiro debate eleitoral há 40 anos e virou referência; relembre

Em 1982, o Grupo Bandeirantes de Comunicação exibiu seu primeiro debate, que teve a participação de candidatos ao governo de São Paulo

Da redação 05/08/2022 • 19:34 - Atualizado em 06/08/2022 • 20:26

A Band tem tradição em debates desde o início da democratização. Há 40 anos, o Grupo Bandeirantes de Comunicação exibiu seu primeiro embate, entre o então candidatos ao governo de São Paulo nas eleições de 1982. 

O debate teve a participação de candidatos ao governo de São Paulo como Rogê Ferreira (PDT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Franco Montoro (PMDB), Reynaldo de Barros (PDS) e Jânio Quadros (PTB). Assista abaixo um trecho do debate daquele ano.

Mudanças

E de 1982 para 2022, mudaram as regras, o cenário e também os assuntos debatidos pelos candidatos nos debates, como explica o diretor nacional de jornalismo da Band, Fernando Mitre.

“Os debates mudaram muito ao longo dos anos. Mas não só os debates, o eleitor também, o modo de ver o debate também mudou. Os assessores também veem os debates de outra maneira. Os debates de antigamente eram mais interessantes. As regras eram mais flexíveis. As câmeras circulavam pelo estúdio com mais liberdade. Hoje não, as coisas são mais organizadas e mais rígidas, o que as vezes parece que reduz o nível de espetáculo do debate”, disse.

No entanto, Fernando Mitre pontua que hoje os debates são mais eficientes a ponto de dar aos candidatos as condições de oferecer eleitor aquilo que lhe interessa.

“Os conteúdos ganharam muito, as regras são eficientes a ponto de dar aos candidatos condições de oferecer ao telespectador e ao eleitor aquilo que interessa. Então o que o eleitor precisa é informação suficiente para tomar sua decisão e isso os debates dão. E os nosso debates agora vão dar isso em um nível bem superior aos debates anteriores”, finalizou.

Neste domingo (7), às 21h, a Band realiza o primeiro debate entre candidatos a governos estaduais. O evento terá transmissão simultânea no BandNews TV, nas rádios Bandeirantes e BandNews FM, no Band.com.br, no BandPlay e no canal Band Jornalismo no YouTube.

Nos cinco estados com os maiores colégios eleitorais, todos os pré-candidatos ao governo já confirmaram presença nos debates da Band. Nos outros estados, a participação nos confrontos também será expressiva.