Eleições

Band faz debate entre Lula e Bolsonaro neste domingo (16) com formato inovador

O debate começa às 20h e será realizado por um pool formado pela Band, TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo

Da redação

A Band realiza o primeiro debate do segundo turno com candidatos que disputam a Presidência da República. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) ficarão frente a frente neste domingo (16), às 20h.

O debate será realizado por um pool formado pelo Grupo Bandeirantes com todos os seus veículos: os canais Band, BandNews TV, Agromais, Empreender e Terraviva, as rádios Bandeirantes e BandNews FM, além da TV Cultura, Folha de São Paulo e UOL. 

Uma parceria com Google e Youtube vai ajudar a ampliar o alcance do programa nas redes. O sinal do debate será retransmitido ainda pelo canal CNN Brasil e por centenas de rádios e TVs públicas espalhadas pelo país.

A mediação será feita por jornalistas da Band nos dois primeiros blocos e por jornalistas do pool no último bloco. Mais uma vez, o debate será essencial para o eleitor conhecer melhor as propostas de cada candidato e decidir que número irá apertar nas urnas no dia 30 de outubro.

Regras

O formato do debate vai garantir vários confrontos diretos entre Lula e Bolsonaro. Quem responde deverá controlar o tempo dividido entre resposta e tréplica.

"As regras aprovadas são muito boas, flexíveis, elas darão aos candidatos todas as condições e tempos suficientes para que eles expressem suas opiniões, mostrem seus estilos e seus programas. Na verdade, eles ocuparão cerca de 80% desse debate perguntando, respondendo, replicando ou treplicando”, adianta Fernando Mitre, diretor nacional de Jornalismo da Band. 

No primeiro bloco os candidatos, por ordem de sorteio, terão um minuto e meio para responder a uma pergunta feita por um dos mediadores do debate. Bolsonaro será o primeiro a responder.

Na sequência haverá o primeiro confronto direito. Cada um terá 15 minutos para administrar entre perguntas, repostas, réplicas e tréplicas. Lula abre o confronto.

No segundo bloco, os candidatos responderão perguntas de quatro jornalistas do pool formado por Band, TV Cultura, UOL e Folha de São Paulo. A resposta terá duração de um minuto e meio. Os dois candidatos respondem as mesmas perguntas, em ordem definida por sorteio. Não haverá comentário e nem réplica.

No terceiro bloco, os candidatos respondem perguntas programáticas de jornalistas do pool. Eles terão um minuto e meio para a resposta.

Logo depois há novo confronto direito com 15 minutos para administrar entre perguntas, respostas, réplicas e tréplicas. Bolsonaro abre o confronto.

Na sequência, cada candidato tem um minuto e meio para a sua despedida. Bolsonaro será o primeiro a se despedir, conforme sorteio.

Confronto

Lula já avisou a auxiliares que vai partir para o confronto com o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas sem subir o tom. Apenas responderá aos ataques do adversário de forma calma e sem irritação, segundo apurou a Band

Bolsonaro se mostra tranquilo para o confronto com o ex-presidente no debate deste domingo. “Da minha parte, tranquilo. Tenho o que mostrar. Tenho o que comparar. Como falei para vocês aqui, ele não é o pai dos pobres? Quem é que atendeu melhor os pobres do Brasil? Eu ou ele?”, disse Bolsonaro.

Sala digital

A Sala Digital, que o público conheceu na cobertura do primeiro debate com os candidatos à presidência, parceria da Band com o Google e YouTube, mostrará em tempo real o interesse sobre temas importantes, assuntos mais procurados e sobre os candidatos.

Ao lado do estúdio principal do debate, a Sala Digital irá proporcionar uma experiência imersiva do público. “As pessoas vão poder acompanhar os dados de buscas em tempo real e como cada candidato está reagindo, procurando ou informações que estão sendo discutidas no evento”, diz Ticiani Aguiar Almeida, head de tecnologia da Vibra Digital, empresa de tecnologia e estratégia digital do Grupo Bandeirantes. 

“Estamos monitorando 262 temas diferentes, temos mais de 100 visualizações disponíveis para as pessoas consultarem. Além dessa experiência de estar fisicamente na sala digital com os convidados e jornalistas, vamos disponibilizar para o usuário acompanhar no Band.com.br”, comenta Ticiani. 

A head de tecnologia da Vibra Digital reforça que no portal da Band estará disponível o volume de buscas com os nomes dos candidatos, temas relacionados ao debate como emprego, corrupção e combate à fome. 

Durante o final de semana, haverá entradas nas telas da Band, BandNews TV e canal do Band Jornalismo no Youtube com informações sobre o debate, mas os dados estarão disponíveis em uma aba especial no site da Band, que o usuário já pode acessar as informações que foram coletadas até o momento. 

“A gente vai disponibilizar uma aba de trends no portal da Band e vai ter muito conteúdo. Olhar em tempo real como está a interação e os temas mais buscados. Às vezes a gente vai estar mostrando na tela os termos mais buscados sobre política, mas caso o usuário queira saber sobre economia, por exemplo, a informação vai estar disponível no portal”, informou a head de tecnologia da Vibra Digital, Ticiani Aguiar Almeida. 

Tópicos relacionados