"O Pinheiros hoje é considerado um rio urbano limpo", disse o governador Rodrigo Garcia (PSDB), em entrevista à Rádio Bandeirantes.
ENGANOSO
Mesmo tendo melhorado muito nos últimos anos e tendo vida aquática, o Rio Pinheiros não está totalmente limpo. O governo de São Paulo anunciou em abril que a qualidade da água tinha nível satisfatório. O que significa que permite vida nas águas e em sua proximidade. Esse contexto permanece igual.
A qualidade de oxigênio perdida com a poluição foi medida através da demanda bioquímica do oxigênio. O método é adotado nos principais países do planeta para analisar as águas. Segundo o governo estadual em monitoramento de julho, dos 13 pontos de monitoramento, 11 possuem DBO (demanda bioquímica de oxigênio) abaixo de 30 mg/L. Os dados são trimestrais.
Houve uma evolução significativa. Se em 2019 o resultado médio ficou entre 60 e 75 mg/l, em março a quantidade alcançou 30 mg/l, justamente a meta traçada. O valor, porém, só garante uma água sem odor e alguma vida aquática. Águas com DBO acima de 10 mg/L não podem ser usadas por humanos. Mas o objetivo não foi alcançado em todos os pontos.
O Rio Pinheiros tem 25 quilômetros de extensão. O projeto conectou 650 mil imóveis às redes de esgoto. Também retirou cerca de 76 mil toneladas de lixo flutuante e mais de 746 mil metros cúbicos de sedimentos por meio do desassoreamento.
Neste semestre começam a operar as Unidades de Recuperação (URs), que vão tratar a água nos córregos e retirar a carga orgânica proveniente de áreas informais ou locais onde não é possível fazer a ligação porta a porta.
Sugira uma checagem sobre a eleição estadual em São Paulo
Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo no twitter e no instagram também poderão receber sugestões.
As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Conheça quais são:
Enganoso: Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.
Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.
Comprovado: Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.