Eleições

Bolsonaro é “Zé Ninguém” e só conta mentiras, diz Lula

Discurso foi voltado a críticas à inflação e à política externa do governo

Da Redação, com Jornal da Band

Para uma plateia de mulheres na capital paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de barbaridade o perdão da pena concedido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ao deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). Mas o foco do discurso se voltou para críticas à inflação e à política externa do governo. 

“O Brasil tem que ter um presidente que converse com os Estados Unidos, que converse com a China, que converse com a Bolívia, que converse com a Argentina, que converse com o mundo inteiro. Nós temos um Zé ninguém que não conversa com ninguém”, disse Lula. 

Lula defendeu a criação de uma moeda para a América Latina. “Vamos restabelecer nossa relação com a América Latina. E, se Deus quiser, vamos criar uma moeda na América Latina, porque aí não tem esse negócio de a gente ficar dependendo do dólar. Vamos tentar recuperar os Brics (bloco de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Só basta que você mande parar o (Vladmir) Putin parar com essa guerra, pô. Não estamos precisando de guerra agora. E, outra coisa, se preparem porque esses clubes de tiro que for criado como eles criaram, vão fechar. Nós vamos querer clubes de leitura”, elencou.  

O PT quer que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) participe da manifestação das centrais sindicais em São Paulo ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º). O vice da chapa alegou problemas de agenda, o que não agradou o partido. 

Neste sábado (30), O PSOL aprovou o apoio à candidatura de Lula.

Bolsonaro

Na cidade mineira de Uberaba, o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma motociata. No principal evento pecuário do País, estava acompanhado do general Braga Netto, o mais cotado para ser vice na chapa dele.

O presidente chamou o ex-ministro de mineirinho gente boa e cortejou o eleitorado do Estado.

“Um estado que me arrepia, que me orgulha pelo seu povo, sua gente, seu futuro, sua pecuária, sua agricultura e suas minas gerais. Uma referência para todos nós. Tanto é verdade que, na política, para ser presidente tem de ganhar em Minas”, disse em tom de campanha. 

João Doria

Enquanto partidos da terceira via não definem uma candidatura única, o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) segue agenda própria. 

Em são paulo, o tucano fez um aceno ao público feminino. Afirmou que, se eleito,  elas terão papel de destaque no governo.

“Precisamos ter a responsabilidade este ano de ter um presidente que, de uma vez por todas, estabeleça a equidade de gênero”, disse o tucano.

Ciro Gomes

Na noite deste sábado (30), o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) participou de uma convenção em Brasília, com o objetivo de atrair votos do eleitorado cristão.

Ele também vai aproveitar a viagem para discutir com aliados a escolha do vice da chapa na corrida ao Planalto.

Tópicos relacionados