Eleições

Bolsonaro inicia campanha na cidade palco da facada e Lula onde o PT nasceu

Ciro Gomes percorreu ruas da zona leste de São Paulo e Simone Tebet cumpriu agenda em São Paulo

Da redação

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez a abertura oficial da campanha em Juiz de Fora (MG), onde sofreu um atentado a faca em 2018 nesta terça-feira (16). Enquanto isso, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou sua campanha na porta de uma fábrica no ABC paulista, onde ele nasceu para a política e onde seu partido foi criado.

Em Juiz de Fora, Bolsonaro discursou como se fosse mineiro. Foi em Juiz de Fora que ele sofreu o atentado há quatro anos durante a campanha da última eleição presidencial. Nesta terça, milhares de apoiadores foram acompanhar o discurso de Bolsonaro na cidade mineira.  

Durante o discurso, Bolsonaro pediu para os eleitores compararem o governo dele com qualquer outro que tenha passado pela presidência da República. "O Brasil é uma grande nação , é um grande país, mas que até pouco tempo era roubado pela esquerdalha que estava no poder. O nosso país não quer mais corrupção. Nosso país quer ordem e prosperidade."  

A campanha de Bolsonaro vai focar na economia. Crescimento do emprego, da atividade econômica, além da criação e ampliação dos benefícios sociais, são trunfos que o candidato pretende usar para ampliar apoios.  

O presidente disse que não vai mais ter desfile militar no Rio de Janeiro no dia 7 de setembro. Ele irá participar da parada militar em Brasília e de um ato cívico na Praia de Copacabana.  

Lula no ABC

Lula abriu a campanha na porta de uma fábrica no ABC paulista. Ele destacou que seu foco será na geração de empregos e no crescimento da economia.

"O Brasil esta pior agora que quando tomei posse, situação econômica do Brasil muito pior", discursou Lula. "Esse governo não se preocupa em criar empregos, emprego não faz parte da politica econômica desse presidente que esta aí."

Lula foi recebido por militantes e operários, que estavam em troca de turno. Todos que ficaram no entorno do palanque, com a acesso a Lula, foram revistados. Pela manha, o candidato petista iria visitar outra fábrica em São Paulo, mas o evento foi suspenso a pedido da Polícia Federal, que apontou questões de segurança.

O principal objetivo agora é atrair votos de um público que representa cerca de 30% do eleitorado. Lula vai se encontrar nas próximas semanas com lideranças evangélicas que o apoiam e deixar claro que a divulgação de que fecharia igrejas é fake news de adversários. E fez um ataque direto a Bolsonaro. "Ele é fariseu, tentando manipular a boa fé dos homens e mulheres evangélicos que vão na igreja tratar de sua fé. Ele fica contando mentira do Lula, da mulher do Lula, de vocês índios e quilombolas."

Lula prometeu manter o Auxílio Brasil de R$ 600 e corrigir a tabela do imposto de renda, sem dar detalhes.

Ciro Gomes e Simone Tebet

Logo cedo, Ciro Gomes fez uma caminhada em Guaianases, bairro na zona leste da capital paulista. Conversou com moradores e comerciantes e apoiou a bandeira defendida há anos por Eduardo Suplicy, do PT: a criação de um programa de renda mínima com benefício de até mil reais por mês.

Simone Tebet, do MDB, se encontrou com representantes do setor cultural, em São Paulo. A senadora disse que se eleita vai recriar o Ministério da Cultura, porque o setor gera empregos e ajudar a projetar o país no exterior.

À noite, Bolsonaro, Lula, Ciro e Tebet participaram da cerimônia de posse do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, em Brasília.

Tópicos relacionados