Eleições

Candidatos a governos estaduais confirmam presença em debates da Band

No dia 7 de agosto, encontros vão ocorrer em nove Estados e no Distrito Federal

Da Redação

Todas as candidaturas a governos estaduais confirmaram presença nos debates promovidos pela Band nos Estados. 

No dia 7 de agosto, a Band vai realizar debates entre candidatos a governos estaduais em nove Estados e no Distrito Federal. Nessa data, a partir das 21h, estão previstos encontros em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Paraíba, Amazonas e Rio Grande do Norte. 

Entre os maiores colégios eleitorais, em São Paulo estarão frente a frente Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Vinicius Poit (Novo), Elvis César (PDT) e Rodrigo Garcia (PSDB). No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo (PSB), Rodrigo Neves (PDT) e Claudio Castro (PL) também confirmaram. Em Minas Gerais, Alexandre Kalil (PSD) e Romeu Zema (Novo) vão ficar frente a frente.

Onde houver segundo turno o debate será no dia 5 de outubro.

Regras

Os debates regionais terão regras próprias e podem seguir como referência as normas adotadas por São Paulo. No primeiro bloco todos os candidatos vãos responder uma pergunta programática escolhida pela produção. A ordem das respostas foi definida por sorteio na reunião desta tarde. 

Depois dessa etapa, cada candidato pergunta para candidato, por ordem de sorteio, cada candidato escolhe quem responde, todos vão responder. O candidato terá quatro minutos para responder podendo usar no mínimo um minuto e guardar o restante para a tréplica. Seguindo o modelo de sucesso do último debate, os candidatos terão Autonomia para Administrar o tempo.

No segundo bloco, os candidatos responderão a perguntas dos jornalistas, que escolhem o candidato que vai responder e qual candidato comentará a resposta. 

No terceiro bloco mais uma vez cada candidato pergunta para candidato, por ordem de sorteio, todos vão responder. Depois, cada um terá 1 minuto para as considerações finais.

Tópicos relacionados