Os números da pesquisa Datafolha desta quinta-feira (18) para as eleições estaduais do Rio de Janeiro mostram que o governador Cláudio Castro (PL) tem 23% das intenções de voto contra 23% de Marcelo Freixo (Psol) no principal cenário da pesquisa estimulada.
Os dois estão tecnicamente empatados, já que a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos.
Rodrigo Neves (PDT) registrou 5% das intenções de voto. Também com 5% aparece Eduardo Serra (PCB), seguido de Wilson Witzel (PMB) e Cyro Garcia (PSTU), ambos com 4%, Juliete (UP), com 2%, Paulo Ganime (Novo), com 1%, Milton Temer (PSOL), com 1%. Luiz Eugênio (PCO) não atingiu um ponto percentual.
Witzel registrou a candidatura, mas está inelegível em razão de punição imposta no processo de impeachment que o afastou definitivamente do cargo em 2021.
Declararam voto branco ou nulo 19% dos entrevistados e 10% afirmaram estar indecisos.
SEGUNDO TURNO
O cenário também é de empate entre Castro e Freixo na simulação de segundo turno feito pela primeira vez pelo Datafolha. Freixo aparece com 39% e Castro, com 38%. Declararam votar nulo 18%, e 5% não opinaram.
O levantamento foi realizado de terça (16) a quinta-feira (18) e entrevistou 1.204 eleitores no estado. Ele está registrado no TSE sob o número RJ-05939/2022.